Nos últimos anos, cada vez mais vem crescendo o uso de braços robóticos em linhas de produção. Você sabe como essa tecnologia pode otimizar a produção em sua empresa? Descubra aqui!
O que é um braço robótico colaborativo?
O braço robótico colaborativo é um robô que pode trabalhar ao lado de pessoas em total segurança, sem a necessidade de isolamento da área, como os robôs industriais por exemplo. Para operações repetitivas e em pequenos espaços, os braços robóticos colaborativos se tornam a solução ideal, pois possuem uma estrutura compacta e segura, o que permite que suas atividades sejam desempenhadas com total segurança. O robô colaborativo torna os processos mais eficientes, mais rápidos e aumenta a produtividade, além de diminuir os riscos para a saúde dos trabalhadores.
O que faz um braço robótico colaborativo?
Os robôs colaborativos conseguem executar múltiplas funções, eles se adaptaram facilmente às exigências da empresa tanto em função quanto em quantidade de trabalho.Comumente são destinados para funções repetitivas e rotineiras, de modo geral, um robô colaborativo pode cumprir diversas funções, como por exemplo: classificação visual, manipulações, soldagem e plug-in de PCB, entre outras
Aplicações para braços robóticos colaborativos.
Eles conseguem executar qualquer tarefa que esteja dentro da sua capacidade de programação e peso de carga.
Mas segue alguns exemplos dessas aplicações:
• Classificação visual.
Através de câmeras implementadas, os robôs colaborativos podem fazer classificações e inspeções visuais em diversas etapas da produção. Eles já são destinados em inspeções de montagem, fixação e controle de qualidade.
• Manipulação e Soldagem.
Braços colaborativos também são muito utilizados em soldagens, aplicações de etiquetas, pinos, parafusos, montagens, entre outros.
Quais as vantagens de usar um braço robótico colaborativo?
• Aumento de produtividade, menor tempo para realização de várias atividades;
• São leves, e fáceis de instalar;
• Os funcionários podem deixar de realizar atividades repetitivas, perigosas e insalubres e serem realocados para outras tarefas mais complexas e dinâmicas;
• Diminuição de riscos e despesas com segurança do trabalho;
• Redução de custos com erros de operação, travamento na produção, perdas de materiais e retrabalho por falha humana;
Ficou interessado e quer conhecer melhor como funciona nossos braços colaborativos?
Acesse o nosso site, lá você encontrará mais informações, descobrirá exemplos práticos de aplicações e consultará dados sobre compra ou aluguel dos braços.